A construção de uma escola democrática pressupõe uma forma de gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar- alunos e seus responsáveis, docentes, funcionários e gestores. Atualmente não se concebe uma escola sem o mínimo de abertura ao diálogo com aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para a consecução do ensino e promoção da aprendizagem. A Lei Federal nº. 9394/96 fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e em seu artigo 3º Inciso VIII, consolida a gestão democrática na Unidade Escolar pública como um dos princípios capazes de garantir a efetivação do processo educacional, através dos organismos colegiados: Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Associação de Pais e Professores... Assim é que a escola, além de estimular a aprendizagem, deve estabelecer parcerias com organizações comunitárias e outras associações que possam somar esforços e garantir a continuidade do processo de democratização da sociedade e de suas instituições educacionais. Antes disso, porém, os professores, coordenadores, gestores e demais servidores devem estar dispostos a construir a democracia na escola, e esta, apresentar as condições institucionais favoráveis á participação.
Na nossa Escola, escola em que integro a equipe gestora, a grande dificuldade que vivenciamos hoje para torná-la efetivamente democrático-participativa, está em fazer com que os membros que compõem a comunidade escolar atuem de maneira conjunta e eficiente para decidir sobre as diretrizes educacionais que mais se ajustem ao seu contexto.. Existe uma participação muito incipiente dos pais e alunos nas reuniões realizadas pela unidade de ensino a fim de deliberar e implementar ações já definidas no Projeto Político Pedagógico, mesmo considerando a participação desses segmentos na sua construção. O que podemos esperar da avaliação do PPP, se atentarmos que é a avaliação de todo um processo de construção de um tipo de homem e de sociedade? O Projeto Político Pedagógico é o documento que determina as diretrizes do ensino e estipula as normas gerais da educação que acontece dentro da escola. Logo, é de suma importância que seja resultado de negociação entre a maioria da comunidade escolar
Esse desafio é o que nos move, nos alimenta do desejo de desconstruir para construir cotidianamente a escola de todos, com todos, para todos.
Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirUm abraço!
Obrigada pela atenção. Visite sempre e sugira
ResponderExcluirabraços,
Neves