11 de set. de 2010

GESTÃO DEMOCRÁTICA

A construção de uma escola democrática pressupõe uma forma de gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar- alunos e seus responsáveis, docentes, funcionários e gestores. Atualmente não se concebe uma escola sem o mínimo de abertura ao diálogo com aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para a consecução do ensino e promoção da aprendizagem. A Lei Federal nº. 9394/96 fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e em seu artigo 3º Inciso VIII, consolida a gestão democrática na Unidade Escolar pública como um dos princípios capazes de garantir a efetivação do processo educacional, através dos organismos colegiados: Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Associação de Pais e Professores... Assim é que a escola, além de estimular a aprendizagem, deve estabelecer parcerias com organizações comunitárias e outras associações que possam somar esforços e garantir a continuidade do processo de democratização da sociedade e de suas instituições educacionais. Antes disso, porém, os professores, coordenadores, gestores e demais servidores devem estar dispostos a construir a democracia na escola, e esta, apresentar as condições institucionais favoráveis á participação.
Na nossa Escola, escola em que integro a equipe gestora, a grande dificuldade que vivenciamos hoje para torná-la efetivamente democrático-participativa, está em fazer com que os membros que compõem a comunidade escolar atuem de maneira conjunta e eficiente para decidir sobre as diretrizes educacionais que mais se ajustem ao seu contexto.. Existe uma participação muito incipiente dos pais e alunos nas reuniões realizadas pela unidade de ensino a fim de deliberar e implementar ações já definidas no Projeto Político Pedagógico, mesmo considerando a participação desses segmentos na sua construção. O que podemos esperar da avaliação do PPP, se atentarmos que é a avaliação de todo um processo de construção de um tipo de homem e de sociedade? O Projeto Político Pedagógico é o documento que determina as diretrizes do ensino e estipula as normas gerais da educação que acontece dentro da escola. Logo, é de suma importância que seja resultado de negociação entre a maioria da comunidade escolar
Esse desafio é o que nos move, nos alimenta do desejo de  desconstruir para construir cotidianamente a escola de todos, com todos, para todos.

África Brasil - Quebrando Barreiras

Resignificando o Gestar - Língua Portuguesa

Homenagem ao dia do estudante

Festival de Cultura - Fest Carmem

Festival de Cultura - Fest Carmem

blog importante ferramenta didático pedagógica

5 de set. de 2010

COLÉGIO ESTADUAL CARMEM ANDRADE LIMA

FACHADA DO COLÉGIO -1

FACHADA DO COLÉGIO - 2

REUNIÃO COM O COLEGIADO ESCOLAR

REUNIÃO COM OS PROFESSORES


DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR :


Colégio Estadual Carmem Andrade Lima
Endereço:Travessa Santa Rita S/N - Bairro Sobradinho- Feira de Santana – BA CEP.: 44020-470
Telefones (75) 3624 0588 - 3614 4584(Fax)
E-mail: Escolacarmem@ig.com.br
Cadastro no MEC/Inep 29387019 SEC – 76449

Autorização de funcionamento:
Ensino Fundamental: Nº.:9614 Diário Oficial: 30/12/1998
Ensino Médio: Nº 7463 Diário Oficial:28/9/2000
Classificação IDEB Ano : 2009 – 3,4

Modalidades de ensino:

1. Ensino Fundamental,
2. Ensino Médio,
3. Tempo Formativo, Eixos: I, II, III.

Quantitativo de alunos: 1959 (Hum mil, novecentos e cinqüenta e nove).


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, nasceu de um desejo seguido de uma luta coletiva dos professores, que no ano de 1995 faziam parte do corpo docente.

Funcionava desde 1989, oferecendo a modalidade de ensino fundamental de 5ª à 8ª série, com o nome de Escola de l.º Grau Monaliza. Localizava-se na Rua Barreiras, s/n, no bairro do Jardim Cruzeiro, em regime de cessão de sala, num espaço impróprio. Salas sem lousa, nem carteiras, piso completamente irregular, inexistência de lavabo, e sanitário para professores. Existia 1sanitário em precárias condições de uso para os alunos. Pelo regime em que funcionava, o diretor era sempre o proprietário do imóvel (escola) ou indicado por ele, e tinha total autoridade sobre tudo que nele continha, com total ingerência. O patrimônio público desaparecia como por encanto (TV, antena parabólica, aparelho de som). A merenda escolar não era distribuída regularmente, entre outras situações similares

Todo o quadro exposto provocou uma reação saudável na comunidade escolar, que de forma coletiva, empreendeu esforços, junto à Direc 02 (Diretoria Regional de Educação) e à SEC-BA (Secretaria de Educação e Cultura), que devidamente documentada, conquistou o direito de ter um espaço novo e digno para trabalhar, estudar, conviver.

No ano de 1999, fruto do desejo de todos que formavam a comunidade escolar, a nova escola foi inaugurada, no bairro vizinho, oferecendo a modalidade de Ensino Fundamental de 4ª à 8ª série. No ano 2000 foi autorizada a modalidade de Ensino Médio, com uma estrutura física condizente ao que se destinava, transformando-se num a escola de grande porte, atendendo a comunidade local e a do seu entorno. O desejo se concretizou.



ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, funciona nos três turnos, sob a liderança de uma gestão que não participou do processo seletivo para dirigentes escolares, para solidarizar-se com a então diretora que não havia logrado aprovação. A comunidade escolar, respaldada pelo Colegiado Escolar, decidiu manter a equipe que dirigia a unidade de ensino, antes do curso e da eleição. A situação descrita, já referencia o caráter da gestão em questão, que apesar de não ter sido eleita, tinha total aprovação do Colegiado Escolar e de quase a totalidade da comunidade interna e externa. A atual gestão, composta de uma diretora, que já tramita nessa função há 17 anos, duas vices diretoras, sendo que a do turno matutino já ocupa a função desde a fundação da unidade e a segunda, que assumiu a função há 3 anos. Hoje, a unidade está desfalcada de uma vice -diretora, pois a indicada pediu remoção para outra escola. A secretária e a coordenadora pedagógica complementam a estrutura organizacional. A gestão que compõe o organograma, atua de forma democrática, discute com o conjunto da comunidade as prioridades, aperfeiçoando o debate e a prática educativa.



ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A Escola está construída em uma ampla área, com espaço para estacionamento, área de circulação, um pátio coberto onde acontecem eventos sócio-educacionais de pequeno porte. Conta com 15 salas de aula amplas, distribuídas por dois grandes corredores, todas com ventiladores no teto, 1 sala para a diretoria, 1 sala para a coordenação pedagógica, 1 sala para os professores, 1 sala pra o laboratório de ciências, 1 sala para o laboratório de informática, 1 sala de leitura, onde funciona precariamente uma biblioteca, em virtude do escasso acervo, uma cozinha, 1 refeitório, 1 sala de reprodução de provas, textos e similares. Apenas as salas da diretoria, coordenação pedagógica, dos professores, dos laboratórios de ciências e informática têm ar condicionado, 10 sanitários para os alunos, 8 sanitários para funcionários e 2 para os professores, 1 cozinha, 1 cantina, dois depósitos para armazenar materiais (almoxarifado), 1 quadra de esporte sem cobertura.



PERFIL DOS ESTUDANTES

A escola está inserida numa comunidade, portanto, não pode prescindir do conhecimento do contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve, a quem se destinam os projetos e planos de trabalho. É pertinente que se diga que uma escola com o princípio de gestão democrático-participativa não pode se perder nas tarefas burocráticas sem qualquer relação com os seus pares

Os estudantes do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, em torno de dois mil, compreende a faixa etária que varia de 10 a 60 anos. A maioria destes é oriunda de bairros periféricos e apresentam características sócio-econômicas com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) sem moradia própria, de baixa escolaridade sem atendimento médico hospitalar que lhe garanta, ao menos, atendimento emergencial. Geralmente são oriundos de famílias desagregadas ou desestruturadas por falta de emprego, têm na escola, uma das poucas opções de não ingressar na delinqüência, pois todo o entorno, apresenta um elevado índice de criminalidade, com óbitos decorrentes de grande violência, que na sua quase totalidade é fruto do narcotráfico, particularmente os que estudam no turno noturno. Muitos, na busca de fugir da atração do tráfico e uso de drogas, buscam o evangelismo, entretanto, grande parte de nossa clientela estudantil não professa qualquer credo religioso, particularmente, os do sexo masculino e no esporte, sonham alçar vôos altos e garantir uma conta corrente com grande numerário, a exemplo de alguns fenômenos, com histórias de vida semelhante às deles.



PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

O Colégio Estadual Carmem Andrade Lima está localizado na Travessa Santa Rita s/n, no bairro Sobradinho. Apesar de estar localizado no perímetro urbano e próximo do centro da cidade, atende a uma clientela de baixa renda, em sua maioria, residente no próprio bairro e os demais em bairros vizinhos, ainda mais periféricos, tais como: Campo Limpo, Gabriela I, II e III, Asa Branca, Baraúnas, George Américo, Sítio Novo e outros mais distantes, todos considerados de alto risco, constituindo-se em portas abertas para a delinqüência juvenil e adulta.

A comunidade do entorno é composta de filhos de trabalhadores informais, geralmente, sem salário fixo. As atividades que desenvolvem como meio de sobrevivência não exigem deles leituras ou reflexões mais específicas sobre determinados conhecimentos. Uma comunidade que não tem o hábito de leitura de jornais, revistas, nem tem acesso à Internet com freqüência, bem como o hábito de freqüentar museus, bibliotecas, teatro, cinemas e outros espaços culturais.

Mesmo com todo esse quadro que se afigura, a comunidade reconhece a importância da Escola, e a vê como única alternativa de mudança de vida, particularmente, dos filhos e deposita toda a esperança de dias melhores, no que aumenta a responsabilidade da gestão no sentido de envidar esforços para trazer a comunidade para dentro da escola, promovendo ações que tornem a parceria escola e família, elemento básico para a garantia da formação de cidadãos comprometidos com a formação de gerações éticas e transformadoras

MOSTRA CULTURAL

Mostra cultural - África Brasil
Mostra cultural -África Brasil: Quebrando Barreiras-2009
TRABALHOS APRESENTADOS

DIA DO PROFESSOR

DIA DO PROFESSOR 2009

MOSTRA CULTURAL - CECAL 2008

MOSTRA CULTURAL 2008

ELEIÇÃO -  COLEGIADO ESCOLAR




FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL - FACE

FINALISTAS DO FACE
2° (Quezia) e 3° (Anísio) LUGARES
FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL
FACE - 2009