16 de jan. de 2011

O conjunto do ordenamento jurídico brasileiro contempla a necessidade da inclusão da educação em direitos humanos na educação escolar e os têm como assunto direto por meio da própria oferta da educação escolar ou nela mesma mediante a interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade


Declaração Universal dos Direitos Humanos

Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais PIDESC

II Conferência Mundial de Direitos Humanos, Viena, 1993

Resoluções da Assembléia Geral e da Comissão de Direitos Humanos da ONU
Constituição Federal de 1988

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/1996

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos PNEDH

Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH 3

 

Seminários de História

Ressignificando o estudo da História

Os aprendentes do Ensino Médio, 2º e 3º anos,  durante o estudo da disciplina História, ministrada pela professora Neves Castro, têm ressignificado o estudo da História através de diversos veículos de aprendizagem. Um dos mais significativos têm sido a apresentação de seminários, tratando de diversas temáticas, após estudo com paradidáticos, como: Os fascinantes anos 20,  O Nazi fascismo, Brasil anos 60, O processo eleitoral do Brasil através dos tempos. a revolução francesa e a declaração dos Direitos humanos, O pensamento liberal e a democracia, entre outros.
Vale salientar, que o processo que permeia esse projeto, envolve pesquisas em diversas fontes, uso das tics, tanto na produção do mapa conceitual como na apresentação.  A atividade em questão envolve todas as características de um seminário ( divulgação, convites à comunidade escolar, cenário, figurino e lanche) pois não é uma simulação.
Ressalto as habilidades que são desenvolvidas com  atividades dessa  natureza; desenvoltura, falar em público, saber agir corretamente em espaços culturais (linguagem,  aparência, participação), entre outras.

Conselho Escolar e Gestão Democrática

Festival de Cultura - Fest Carmem

FESTIVAL DE CULTURA - FEST CARMEM

Há dez anos, desde a sua fundação, o Colégio Estadual Carmem Andrade Lima vem desenvolvendo o Projeto  denominado Fest Carmem. Durante a programação, feita em parceria com docentes, alunos, gestores, coordenadoras  e familiares. a unidade tem tratado de temáticas variadas, contemplando assuntos, como ética, valores humanos, sustentabilidade, cidadania, afrodescendência, globalização, Preconceitos em todas as suas variações, entre outros.
Os resultados têm sido positivos, considerando o saldo cognitivo, relacionamento interpessoal (aluno x aluno, professor x aluno, escolaxfamília x comunidade), elevação da autoestima, particularmente dos aprendentes, particularmente os do turno noturno.
Vale salientar que o tema e subtema que norteiam o projeto anualmente são fruto de discussões, onde os principais agentes do processo de ensino-aprendizagem são os principais autores(aprendentes)

FESTIVAL DE CULTURA - FEST CARMEM