5 de dez. de 2010

Relatório da Intervenção- V1

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Maria das Neves Castro dos Santos Polo: NTE-03
Título do projeto: Ressignificando a prática avaliativa para reduzir o fracasso escolar
Colégio Estadual Carmem Andrade Lima Município da Escola: Feira de Santana
Rede: Estadual
Data: 5 de dezembro de 2010



Relatório da Intervenção

O Nosso Projeto de Intervenção vem sendo implementado de forma exitosa, mesmo enfrentando situações que vez por outra nos deixam aflitos e aflitas, entretanto, os esforços empreendidos pela comunidade escolar e do entorno têm garantido, a priori, a execução dos mesmos e até com muito sucesso.
A partir da construção desse projeto, as ações que são pensadas na nossa unidade de ensino, não são mais projetadas de cima para baixo. Toda a comunidade escolar é convidada e convocada a participar da construção, sugerindo, opondo-se ou aprovando, numa discussão altamente salutar, tornando as ações que foram executadas e as que ainda estão em andamento, partes de um processo de planejamento e gestão democráticos.


Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção

Ação Responsável (is) Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção

Aulas de reforço
Coordenadora do Programa Mais Educação (Marly Araujo), coordenadora pedagógica, professores(as) e equipe gestora.
O atraso na liberação da verba destinada ao Mais Educação, considerando ser este investimento condição essencial para montar a infra estrutura que viabilizaria a execução da ação (espaço adequado para as aulas, remuneração dos profissionais, alimentação, higiene pessoal: banheiros e sanitários)

Mostra Cultural Interativa
Professores(as), articuladoras e equipe gestora.
Falta de maiores recursos financeiros para montar a infra estrutura, pois parte do empreendimento culminaria na área aberta (quadra de esporte) sem cobertura, sistema de som mais adequado, iluminação para o turno noturno.
Apesar das limitações a ação foi realizada com êxito, pois um ex aluno, Demilsom Oliveira que hoje promove eventos, colaborou de forma decisiva para a realização do projeto, montando, numa parceria com a escola, a infra estrutura necessária. Vale ressaltar a participação de grande representatividade da comunidade escolar e do entorno.


Vestibular simulado
Professoras:
Maria das Neves Castro, Jucélia Santos, Jorge Alécio, Andrea Saback, Franquilande e Patrícia Pereira.
Maior dificuldade encontrada ficou por conta da não adesão em massa do corpo docente, pois consideravam a ação desnecessária e perda de tempo. Alguns justificaram que o tempo era curto para corrigir, dada a proximidade do Fes Carmem (Mostra Cultural



Banquete Cultural (Fórum de discussão)
Maria das Neves, Andrea Saback e Arlinda Maria Carneiro
Sendo uma ação de grande relevância sócio-cognitiva e constituindo-se num evento que em muito contribui para a elevação da auto-estima dos nossos alunos concluintes do Ensino Médio, a maior dificuldade repousou, mais uma vez, na adesão do corpo docente, por delimitar ação como de responsabilidade da área de humanas e mais uma vez, achar muito trabalhosa e o período inadequado (IV unidade)
O evento foi um sucesso! Os alunos interagiram brilhantemente nas discussões, questionando os palestrantes, com perguntas coerentes e de muita qualidade.


Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação Responsável (is) Motivos pelos quais a ação não foi realizada

Visitação a espaços culturais - turismo pedagógico
Professores(as) Maria das Neves, Jucélia Santos, Rovane Emília, Jorleide Oliveira e coordenadora pedagógica.
Falta de recursos para custear as despesas com transporte e alimentação dos alunos, e maior interesse dos responsáveis, considerando o envolvimento de outros em projetos de grande relevância já em andamento. Outro fato que inviabilizou a ação foi o afastamento, por licença prêmio de professores responsáveis pela mesma no que contribuiu para a não execução dessa ação


Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação Responsável (is) Recurso(s) necessário(s) Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção?
Semana de Língua Portuguesa: leitura e produção textual na trilha do conhecimento

 Parceria: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Colégio Estadual Carmem Andrade Lima (CECAL)
Coordenação da profª Rejane (UEFS) com apoio do corpo docente e equipe gestora do CECAL. Salas de aulas, projetor de slide: (data show), retroprojetor, tela para projeção, TV pen drive aparelhos de TV e som, câmera fotográfica, papel metro, hidrocor, giz de cera, papel ofício. Oportunizando aos nossos aprendentes a vivenciar de forma lúdico-cognitiva um trabalho sistematizado de produções textuais nas suas variadas formas, através de cinco oficinas e com temas variados, validando as questões étnico-raciais, questões de gênero, a baianidade e a Bahia, nas suas peculiaridades culturais.
Considerando a grande
problemática do nosso alunado quanto ao uso da língua (ler, compreender, inferir, interferir e produzir), essa ação foi de suma
importância para o desenvolvimento da prática de leitura e escrita, assim como a oralidade.


 

Análise crítica do andamento da intervenção.

O Projeto de intervenção em andamento vem sendo desenvolvido de forma exitosa, mesmo enfrentando dificuldades como as já expostas nos quadros acima. Ressalto o interesse de boa parte do corpo docente e dos aprendentes, estes últimos, razão maior do investimento, como objetivo e pelas respostas que às ações propostas.
O sucesso até então conquistado, se deu em função da participação mais efetiva da comunidade escolar, com representatividade dos nossos aprendentes, pois cada ação desenvolvida foi a priori, apresentada, discutida, alterada e ao final, redundou do envolvimento de todos que se responsabilizaram direta e indiretamente pelas mesmas.
Reitero a importância dos grupos de sensibilização e estudo que realizamos durante as ACs , que muito bem fundamentaram a implementação e execução dos projetos, pois de forma mais segura, pudemos delinear e definir as futuras rotas a serem seguidas.



2 comentários:

  1. Esta atividade corresponde a uma das etapas do Projeto de Intervenção e que embasará o trabalho de conclusão do curso (Monografia)
    Quero aqui, salientar a atuação da orientadora, professora doutoranda, Rosana Falcão, que com muita competência vem mediando a construção e implementação do citado projeto.
    Neves.

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas cursistas.
    Considero até agora o Projeto de Intervenção (registros) uma das atividades mais difíceis para realizar. Mas os desafios estão aí e cabe a nós superá-los.

    Abraços,
    Neves.

    ResponderExcluir